Jader Filho assume o Ministério das Cidades e anuncia ‘retomada urgente’ do Minha Casa, Minha Vida

O novo ministro também assumiu o compromisso de manter abertas as portas da pasta e de seu gabinete para os movimentos sociais

Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O novo ministro das Cidades, Jader Filho, assumiu o cargo nesta terça-feira 3, durante cerimônia em Brasília. Além de tratar de temas como saneamento, habitação e mobilidade, a pasta gerenciará a execução do Minha Casa, Minha Vida no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seu discurso, afirmou que conversará com governadores, prefeitos e parlamentares, diante do desafio de “realizar um governo participativo, que esteja aberto aos movimentos sociais”.

“São vocês que trazem novas experiências e a demanda organizada de parcela da população que ficou desassistida nos últimos anos”, disse. Ele confirmou a criação da Secretaria Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, a fim de “azeitar esse diálogo”.

Jader assumiu o compromisso de manter abertas as portas do ministério e de seu gabinete para os movimentos sociais.

Ele também afirmou ser necessário retomar “o mais rápido possível” as obras paralisadas e continuar aquelas em curso. Segundo o novo ministro, está em desenvolvimento um inventário para conhecer em detalhes o status de cada obra.

“Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, a começar pelo Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante, reconhecido pela população, mas que infelizmente havia sido descontinuado. A minha marca será a das reconquistas na área social, e nela tem destaque mais do que especial o Minha Casa, Minha Vida”, reforçou.


Jader declarou que o déficit habitacional se tornou ainda mais crítico na pandemia e classificou como “desastroso” o fim do programa no governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Um dos principais caminhos para resolver essa chaga nacional é a retomada urgente do Minha Casa, Minha Vida. Os números passados atestam a importância do programa. Mais que os números, existem pessoas e famílias. A gente não pode dormir tranquilo enquanto milhões de brasileiros estão nas ruas, sem abrigo.”

Filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB, Jader Filho preside o diretório estadual da legenda desde setembro de 2021.

O MDB tem três nomes na Esplanada dos Ministérios. Além de Jader, Simone Tebet chefia o Planejamento e Renan Filho comanda os Transportes.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.