CartaExpressa

Izalci Lucas prepara filiação ao PL e deixa PSDB desfalcado no Senado

Desembarque fará a legenda ter apenas um nome no Senado: Plínio Valério (AM)

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Izalci Lucas vai se filiar ao PL, partido de Jair Bolsonaro, na próxima terça-feira 26 em evento que deve contar com a presença do ex-presidente. Com a chegada do parlamentar, a sigla passa a contar com 13 senadores, a segunda maior da Casa Alta, atrás apenas do PSD.

A saída de Izalci, por outro lado, representa um desfalque significativo no PSDB. O desembarque fará a legenda ter apenas um nome no Senado: Plínio Valério (AM), que tem sido cortejado por outros partidos e tende a abandonar o tucanato.

Por ter mandato majoritário, senadores podem trocar de legenda no momento que quiserem. Os deputados, por terem mandato proporcional, só podem fazer a migração durante as janelas partidárias ou com justa causa.

O ingresso do parlamentar pelo Distrito Federal no partido comandado por Valdemar Costa Neto envolve a possibilidade de lançá-lo na disputa pelo Palácio do Jaburu nas eleições de 2026. Hoje, o PL apoia o governador Ibaneis Rocha.

Nos últimos anos, o PSDB, que governou o Brasil por duas vezes, viu sua capilaridade derreter nas urnas e lideranças históricas aderirem ao bolsonarismo ou a outros projetos políticos nos últimos anos.

Em 2022, sequer teve postulante à Presidência e conseguiu eleger só 3 governadores: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul).

No Congresso, a legenda também está um momento delicado. Em 1998, quando o País era comandado por Fernando Henrique Cardoso, teve a 2ª maior bancada eleita, com 99 deputados federais. Hoje, possui apenas 13 deputados em exercício.

Diante desse cenário, o tucanato tem discutido uma federação partidária com PDT e Podemos, como mostrou CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo