Mundo
Itamaraty censura exibição de filme sobre Chico Buarque no Uruguai
A obra seria exibida no ‘Brazil Film Festival 2019’, que acontece em outubro e, entre outros, é patrocinado pela Embaixada do Brasil no país


A embaixada brasileira em Montevidéu, no Uruguai, censurou a exibição de um filme sobre a vida e obra do cantor Chico Buarque naquele país. A obra seria exibida no “Brazil Film Festival 2019”, que acontece em outubro e, entre outros, é patrocinado pela Embaixada do Brasil no país.
As informações foram divulgadas pelo colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois. A JMB Producciones do Uruguai comunicou ao diretor Miguel Faria Junior sobre a decisão da Embaixada de censurar o filme. Em uma carta, a produtora do filme contou que recebeu uma mensagem do expositor dizendo que foram chamados na embaixada para pedir que tirassem da programação a obra sobre o artista.
“Embora seja lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito sério que a exibição de um filme seja censurada, pois neste caso a JMB Filmes de Uruguay é a distribuidora e esse ato afeta nossos interesses”, diz o comunicado.
As embaixadas brasileiras pelo mundo vêm sofrendo interferência política do presidente Jair Bolsonaro. Em abril deste ano, no começo do mandato, o presidente trocou 15 embaixadores em postos-chave para melhorar sua imagem. Além disso, o pesselista afirmou, na época, que era função dos embaixadores defenderem sua imagem perante os outros governos.
Procurada, a embaixada brasileira em Montevidéu não se manifestou até a publicação dessa reportagem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.