Política

‘Isso é comunismo?’, questiona Haddad sobre oportunidade aos mais pobres

Em primeiro discurso como candidato à Presidência, lembrou conquistas dos governos petistas e reforçou que melhora social incomoda a elite

Fernando Haddad, Manuela D'Ávila, Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff durante substituição de Lula na chapa presidencial, em Curitiba
Apoie Siga-nos no

Fernando Haddad fez seu primeiro discurso como candidato à Presidência pelo PT no início da noite desta terça-feira 11, em Curitiba. Logo após o anúncio oficial de seu nome como o substituto na chapa encabeçada pelo PT – que conta com Manuela D’Ávila como vice – Haddad lembrou os avanços sociais dos 12 anos de governos do partido e questionou como eles incomodam setores da elite. “Sentar ao lado de um negro no avião ou nos bancos universitários: isso é comunismo na cabeça dessa elite?”

Pedindo desculpas por estar emocionado, Haddad lembrou que iniciou sua militância como universitário, na década de 1980, e que à época a luta era pela redemocratização do País. “Imaginava que meus filhos e netos teriam outras frentes de batalha. O que aconteceu com o Brasil? Por que estamos vivendo essa situação?”, questionou mencionando o retrocesso nas conquistas sociais, como a volta do Brasil para o Mapa da Fome e os aumentos da mortalidade infantil e materna.

Leia também:
PT oficializa Haddad como candidato à Presidência após decisão de Lula
Leia a carta de Lula que explica sua retirada da disputa eleitoral

Sobre os ataques à democracia, Haddad usou a figura das flores, utilizada por Lula no discurso que antecedeu sua prisão em abril. “Estão há 4 anos chacoalhando a roseira da democracia para ver se ela cai. Mas tem um problema: temos um líder chamado lula que nos inspira. Podemos vergar, cair, mas a gente levanta… Tudo o que fizeram desde 2014 foi trazer o caos, desordem, intolerância para um povo que só quer trabalhar, uma porta aberta, que não pede favor e sim oportunidade.”

Haddad também falou que nos governos do PT o Brasil conquistou o respeito internacional, já que Lula “olhava olho no olho, de igual para igual, para todos os chefes de estado”. Esse prestígio, afirmou o agora candidato, fez com que o passaporte brasileiro fosse respeitado no exterior. “Uma pessoa sem diploma fez o que não fizeram em 50 anos.”

O ex-prefeito de São Paulo finalizou dizendo que recebeu a missão de olhar nos olhos do povo e rememorar as conquistas dos governos anteriores do PT.

Anúncio

O anúncio do nome de Haddad como substituto de Lula na corrida presidencial foi feito pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter a inelegibilidade de Lula e do TSE barrar sua candidatura. O prazo para a troca do nome na chapa inscrita na Justiça Eleitoral acaba às 19h desta terça-feira 11.

“Infelizmente a Justiça persistiu no caso Lula, e num processo nunca visto no TSE, a candidatura foi impugnada. E mais que isso, não o deram o direito de disputar uma eleição sub judice, Lula não teve esse direito, não teve nenhum direito respeitado ao longo desse processo. Hoje é um derradeiro, um dia determinado pela Justiça”, completou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo