Política

Isolado, Doria não vai a reunião com a cúpula do PSDB e mantém impasse sobre candidatura

O comando tucano planejava se reunir com o ex-governador de São Paulo para convencê-lo a abrir mão da disputa

O pré-candidato do PSDB à Presidência, João Doria. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O desfecho da longa novela sobre a candidatura de João Doria à Presidência pelo PSDB não deve ocorrer nesta quarta-feira 18. O comando tucano planejava se reunir com o ex-governador de São Paulo para convencê-lo a abrir mão da disputa, mas supostas incompatibilidades de agenda fizeram a ideia naufragar.

Nas redes sociais, Doria afirmou nesta quarta que “o momento é de diálogo” e que “o projeto de construção política deve priorizar o Brasil e o povo brasileiro”.

Em uma reunião em Brasília na terça-feira 17, a maioria da Executiva Nacional do PSDB decidiu fazer uma investida para pressionar Doria a recuar da candidatura ao Palácio do Planalto. O plano uniu o presidente da legenda, Bruno Araújo, e o deputado mineiro Aécio Neves.

A decisão de Doria terá impacto direto na estratégia de PSDB, MDB e Cidadania, que planejavam anunciar nesta quarta um nome de consenso para concorrer à Presidência. Os emedebistas apostam na senadora Simone Tebet (MDB-MS), mas Doria não deu sinais de estar disposto a abdicar da cabeça de chapa.

Na terça-feira, Bruno Araújo disse, após a reunião da cúpula tucana, não ser possível “dar nenhum passo” em relação ao candidato único da terceira via sem um “diálogo interno” com Doria.

“Isso passa por um processo de diálogo e construção em que ele (Doria) tenha também a percepção das dificuldade políticas, mas também o poder político que ele tem como pré-candidato”, afirmou o presidente da legenda ao jornal O Globo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo