Mundo

Irmão do presidente do Chile é agredido dias antes de plebiscito sobre a Constituição

As circunstâncias não foram esclarecidas. Simón Boric é jornalista e cuida da comunicação da Universidade do Chile

Simón Boric é agredido em arredores de universidade da capital chilena. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Irmão do presidente Gabriel Boric, o jornalista Simón Boric foi agredido nos arredores do campus da Universidade do Chile, em Santiago, na tarde desta quinta-feira 1º.

Simón é responsável pela comunicação da instituição de ensino. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas não identificadas em volta do jornalista, e algumas delas praticam a agressão. Houve roubo de um telefone celular. As circunstâncias do fato não foram esclarecidas.

De acordo com o jornal La Tercera, quatro pessoas foram detidas por policiais depois do ocorrido. Uma delas tinha registro policial por participação na tentativa de incendiar um ônibus e por violação de normas sanitárias. O irmão do presidente chileno foi levado ao hospital da universidade para tratar ferimentos leves.

O Chile terá a votação de um novo texto constitucional no domingo 4, que determina um “Estado social e democrático de direito”, em contraste com a Constituição da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), que deixou a educação, a saúde e outros temas sociais nas mãos do mercado.

O documento, com 178 páginas, 388 artigos e 57 normas transitórias, deverá ser aprovado ou rechaçado em referendo pelos mais de 15 milhões de eleitores do país. Se o novo texto constitucional for aprovado, os direitos e as normas estarão sujeitos à elaboração de leis complementares no Congresso.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo