Política

Ipespe: no Ceará, Elmano e Capitão Wagner estão tecnicamente empatados

Na reta final de campanha, o petista reverteu uma desvantagem significativa e aparece na dianteira numérica do levantamento

Elmano e Capitão Wagner. Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

Elmano Freitas (PT) está numericamente na dianteira da disputa pelo governo do Ceará. Ao todo, segundo a pesquisa do instituto Ipespe divulgada neste sábado pré-eleitoral, o petista tem 39% dos votos válidos. O resultado o coloca em empate técnico com Capitão Wagner (União Brasil), que tem 37%.

Os dois estão mais de 10 pontos à frente de Roberto Cláudio (PDT), que tem apenas 23% dos votos válidos neste momento. Há ainda 1% de menções a Zé Batista (PSTU).

Na pontuação geral, de votos totais, que consideram brancos e nulos, Elmano tem 33%, ante 31% de Wagner e 20% de Cláudio. Os resultados mostram que, em pouco mais de uma semana, Elmano cresceu 5 pontos percentuais, enquanto Wagner viu seu grupo de apoiadores se reduzir em 6 pontos. O pedetista, por sua vez, oscilou 1 ponto positivamente.

Há ainda o monitoramento da modalidade espontânea, na qual não são apresentadas opções de candidaturas aos entrevistados. Neste caso, Elmano totaliza 26%, ante 23% de Capitão Wagner. Assim como na pesquisa estimulada, o petista saltou 5 pontos percentuais. A queda do bolsonarista, neste caso, é menor: 4 pontos. Há ainda uma oscilação de 3 pontos para cima para Roberto Cláudio, que soma 14%.

Segundo turno

Elmano também aparece em vantagem na simulação de segundo turno no estado. Ele tem, segundo o Ipespe, 55% de votos válidos na disputa direta com Capitão Wagner, que tem apenas 45%. Os mesmos percentuais são observados quando ele é confrontado com o pedetista. Já em um cenário sem Elmano, os resultados apontam vitória de Wagner por 55% a 45% sobre Roberto Cláudio.

Rejeição

Ainda na pesquisa, é possível ver os níveis de rejeição a cada um dos candidatos. Wagner lidera neste quesito, com 40% de rejeição ao seu nome, Elmano soma 22% e Roberto Cláudio tem 17%.

A pesquisa

Para chegar aos dados divulgados nesta véspera de eleição, o instituto Ipespe ouviu, por telefone, mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Povo, tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95,45%. Na Justiça Eleitoral, os registros são: CE-07388/2022 e BR-02064/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo