Política
Ipespe: no 2º turno, Lula tem 7 pontos de vantagem sobre Bolsonaro
Mulheres, jovens e eleitores de baixa renda sustentam a vantagem do petista sobre o ex-capitão


A nova rodada da pesquisa do instituto Ipespe, contratada pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e divulgada nesta terça-feira 11, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 7 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) neste segundo turno.
Em votos totais, os percentuais de Lula e Bolsonaro são 50% e 43%. Com os resultados, o petista seria eleito para o terceiro mandato como presidente.
Nos votos válidos, o petista tem 54%. O ex-capitão, por sua vez, soma 46% da preferência dos entrevistados.
Distância parecida entre os dois candidatos pode ainda ser observada na pesquisa espontânea. Nela, 47% dos entrevistados responderam que pretendem votar em Lula, 42% marcam voto em Bolsonaro. Há, neste caso, 11% que pretende votar em branco, nulo, não sabe qual será sua escolha ou preferiu não responder a questão.
Por fim, para conter possíveis distorções que possam ser causadas pelas abstenções, o instituto ainda monitorou um cenário em que considera apenas a votação daqueles eleitores que indicam ‘muito’ ou ‘algum interesse’ pela eleição. O grupo representa 81% do público total. Destes, 51% apontaram voto em Lula e 47% em Bolsonaro.
Mulheres, jovens e eleitores de baixa renda dão vantagem a Lula
Os resultados divulgados pelo Ipespe permitem ainda traçar um breve perfil dos eleitores de Lula e Bolsonaro neste segundo turno. Pelos resultados demográficos é possível ver que o petista tem boa vantagem entre as mulheres, os eleitores mais jovens e pessoas com renda mais baixa. Há ainda larga vantagem do petista no Nordeste brasileiro.
Bolsonaro, por sua vez, se sai melhor entre os homens, eleitores nas faixas de renda das classes média e alta, assim como tem boa vantagem entre os moradores do Sul do Brasil. Há ainda uma larga distância para Lula entre os evangélicos.
Para chegar aos resultados, o Ipespe entrevistou, por telefone, 1.100 eleitores brasileiros entre os dias 8 e 10 de outubro. O levantamento deste segundo turno tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95,45%. Na Justiça Eleitoral o registro é o BR-01120/2022. Veja a íntegra:
RELATÓRIO TERMÔMETRO DA CAMPANHA_ IPESPE-ABRAPEL – RODADA 06 (11 OUT 2022)__Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No Rio, campanha de Lula pede que militância use branco nos atos
Por CartaCapital
Cid diz que não vai sossegar até cada filiado do PDT participar da campanha de Lula
Por CartaCapital