Política
Ipespe: Lula tem 6 pontos de vantagem sobre Bolsonaro a 12 dias do 2º turno
Na comparação com a rodada anterior, o petista oscilou um ponto para baixo e o ex-capitão manteve o índice


Uma pesquisa Ipespe divulgada nesta terça-feira 18, encomendada pela Abrapel, aponta que Lula (PT) lidera por 6 pontos a disputa pela Presidência da República no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).
O petista anota 49% das intenções de voto, ante 43% do ex-capitão. Brancos e nulos são 6%, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
Nos votos válidos, a desconsiderar votos nulos e em branco e eleitores indecisos, Lula vai a 53% e Bolsonaro marca 47%.
A rodada anterior, publicada em 11 de outubro, apresentava Lula com 50% das intenções totais de voto, contra 43% de Bolsonaro. Nos válidos, o petista liderava por 54% a 46%.
Segundo o Ipespe, os índices de rejeição seguem estáveis. 48% dos eleitores não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum (eram 49% na semana passada), ante 45% em Lula (o mesmo resultado do levantamento anterior).
O instituto entrevistou por telefone 1.100 pessoas de todas as regiões do País entre 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95,45%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-06307/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula marca encontro para apresentar a esperada ‘Carta aos Cristãos’ para evangélicos
Por Victor Ohana
Lula confirma ao SBT que não irá a debate; Bolsonaro será entrevistado
Por Victor Ohana
TSE concede três direitos de resposta para Lula na Jovem Pan
Por CartaCapital