Ipespe: Lula mantém 45% no primeiro turno e venceria qualquer adversário no segundo

Ex-capitão ficou com 34% das intenções, mesmo desempenho do levantamento anterior; em terceiro lugar, Ciro oscilou positivamente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert

Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) manteve nesta sexta-feira 3 o resultado registrado na última pesquisa do instituto Ipespe e segue com 45% das intenções de voto, 11 pontos percentuais a mais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem  34%, o mesmo desempenho do último levantamento.

Os resultados são parte do cenário estimulado monitorado pelo instituto. Nele, consta ainda o desempenho de Ciro Gomes (PDT), o melhor resultado entre os demais candidatos, com 9% das intenções de voto. O resultado marca uma oscilação positiva de 1 ponto percentual para o pedetista. Os outros nomes somados chegam a 6%. Destes, 3% são eleitores de Simone Tebet (MDB), nome escolhido para representar a chamada terceira via.

Já no cenário espontâneo, aquele em que não são apresentadas opções de pré-candidatura, Lula também desponta como favorito dos eleitores. Neste caso, o ex-presidente tem 39% das indicações de voto, ante 29% de Bolsonaro. Ciro aparece em terceiro lugar com 5%. Há ainda 1% de indicações para Tebet e outro 1% para André Janones (Avante).

No segundo turno, o instituto traz sondagens para cinco eventuais disputas. Lula lidera com boa vantagem em todas que aparece. Na disputa principal, ele venceria Bolsonaro por 53% a 35%. Contra Ciro, a vitória seria por 54% a 26%. Já Tebet seria derrotada por 56% a 20%.


Há na pesquisa dois cenários em que o ex-presidente não é monitorado. No primeiro deles, Bolsonaro é confrontado por Ciro e seria derrotado por 45% a 40%. Já em uma eventual disputa entre o ex-capitão e Simone Tebet, a senadora levaria a pior, sendo derrotada por 41% a 37%.

A pesquisa desta sexta-feira tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%. Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou mil pessoas por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

Confira a íntegra da pesquisa:

2022_06_01 PESQUISA IPESPE

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.