Política

Ipec: na véspera da eleição, Lula tem 51% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem empatados, com 5% cada

Ipec: na véspera da eleição, Lula tem 51% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno
Ipec: na véspera da eleição, Lula tem 51% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno
Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Ipec divulgada neste sábado 1º, véspera da eleição, mostra que Lula (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 51% dos votos válidos, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL).

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) vêm na sequência, com 5% cada. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo) têm 1% cada.

Na rodada anterior, Lula tinha 52%, ante 34% de Bolsonaro, 6% de Ciro e 5% de Simone.

A contagem dos votos válidos exclui a intenção de votos brancos, nulos e indecisos e é o critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral para contabilizar o resultado da eleição.

Considerando a margem de erro, Lula tem entre 49% e 53%. Para vencer no primeiro turno, neste domingo 2, o petista tem de somar mais da metade dos votos válidos.

Foram entrevistadas 3008 pessoas, entre 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-00999/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo