Política

Ipec: na Bahia, ACM lidera, mas vantagem sobre Jerônimo cai 28 pontos em um mês

Na disputa pelo Senado, Otto Alencar (PSD) mantém uma folgada liderança

ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) continua a liderar a disputa pelo governo da Bahia, mas a vantagem sobre Jerônimo Rodrigues (PT) caiu 28 pontos em aproximadamente um mês, segundo uma pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira 23.

Na comparação com a rodada de 26 de agosto, ACM caiu de 56% para 47%, enquanto Jerônimo subiu de 13% para 32%. A diferença era de 43 pontos e recuou para 15.

João Roma (PL) aparece na sequência, com 6%. Nenhum outro candidato ultrapassa 1%. Brancos e nulos são 4%, enquanto 8% não souberam ou não responderam.

Com 47% dos votos totais, ACM Neto ainda pode vencer a eleição no primeiro turno. Seus adversários, somados, têm 40%.

Na projeção de segundo turno, o candidato do União Brasil aparece com 52% das intenções de voto, ante 35% do oponente petista. Branco e nulos somam 6% e 7% não souberam ou não responderam.

Na disputa pelo Senado, Otto Alencar (PSD) mantém uma folgada liderança, com 41%. Cacá Leão (PP), em segundo, tem 19%. Nenhum outro postulante chega a 10%.

O Ipec ouviu 1.504 pessoas entre 20 e 22 de setembro, em 72 cidades baianas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os códigos BA – 05576/2022 e BR – 04999/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo