Política
Ipec: Lula mantém vantagem no 1º turno e bateria Bolsonaro por 13 pontos no 2º
Na projeção de 2º turno, o ex-capitão oscilou 2 pontos para cima, uma movimentação que ocorre dentro da margem de erro


Uma pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira 29 aponta que Lula (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 12 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). Os dois têm exatamente os mesmos índices da rodada anterior, de 15 de agosto.
Confira os resultados do levantamento estimulado para o primeiro turno:
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Felipe d’Avila (Novo): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Pablo Marçal (PROS): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Brancos/Nulos: 7%
- Não sabem/não responderam: 6%
No segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 37%. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 4% não sabem ou não responderam. Na rodada de duas semanas atrás, o petista tinha 51% e Bolsonaro marcava 35%.
O Ipec entrevistou 2.000 pessoas entre 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR01979/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Vamos avaliar convite a convite’, diz Gleisi sobre participação de Lula em debates
Por CartaCapital
Lula: ‘Se voltarmos ao governo, nossa relação com a União Europeia será muito forte’
Por CartaCapital
O acerto de Lula em não rebater Bolsonaro no tema corrupção, segundo especialista
Por Alisson Matos