Política
Ipec: em Minas, Kalil cresce 5 pontos e corta distância para Zema no 1º turno
O governador e candidato à reeleição, porém, ainda lidera por 11 pontos a 5 dias da eleição
Uma pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira 27, encomendada pela TV Globo, aponta que caiu a vantagem do governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), sobre Alexandre Kalil (PSD).
A diferença a favor de Zema era de 17 pontos na rodada da semana passada; agora, é de 11. Em 20 de setembro, o postulante do Novo tinha 46% das intenções de voto, contra 29% do pessedista.
Nesta terça, Zema anota 45% (oscilação negativa de um ponto) e Kalil chega a 34% (crescimento de cinco pontos).
Carlos Viana (PL) tem 3%. Com 1% cada, aparecem: Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Indira Xavier (UP). Brancos e nulos são 6%, enquanto 8% não sabem ou não responderam.
Na projeção de segundo turno, Zema aparece 13 pontos à frente de Kalil: 50% a 37%.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 24 e 26 de setembro em 102 cidades mineiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR‐06414/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



