Política
Ipec: Castro e Freixo estão empatados na disputa pelo governo do Rio
Em outro cenário, mais amplo, Crivella aparece na briga pela ponta
Uma pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira 23 aponta que Claudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio de Janeiro.
O governador marca 18% das intenções de voto, ante 17% do deputado federal. O levantamento foi encomendado pela Associação Rio Indústria.
Abaixo de Castro e Freixo aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 8%; Eduardo Serra (PCB), com 6%; Cyro Garcia (PSTU), com 5%; Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%; e Paulo Ganime (Novo), 1%. Os que votam em branco e nulo somam 30% e 13% estão indecisos.
Em outro cenário, mais amplo, há um empate triplo na liderança: Castro e o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) têm 16% cada, contra 15% de Freixo. Neves tem 6%; Garcia, 5%; Serra, 3%; Santa Cruz, 2%; e Ganime, 1%. Brancos e nulos somaram 25% e 12% não souberam ou não responderam.
Crivella é o mais rejeitado: 42% responderam que não votariam nele de jeito nenhum. Freixo é rejeitado por 27%, Castro e Garcia por 17% cada. Vêm a seguir Serra (15%), Neves (13%), Santa Cruz (12%) e Ganime (10%).
O Ipec entrevistou 1.008 pessoas de 32 municípios do Rio de Janeiro entre a quinta-feira 19 e esta segunda 23. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



