Política
Ipec: 92% dizem já ter certeza do voto para presidente no 2º turno
Lula lidera a disputa com 51%, contra 43% de Bolsonaro, segundo a pesquisa


Um levantamento Ipec (antigo Ibope) publicado nesta quarta-feira 5, encomendado pela TV Globo, aponta que 92% dos eleitores dizem estar totalmente decididos sobre o voto no segundo turno da eleição presidencial. 8% responderam que ainda podem mudar de opinião.
Segundo a pesquisa, a primeira a mensurar as intenções de voto para o segundo turno, Lula (PT) aparece na liderança, com 51%, contra 43% de Jair Bolsonaro (PL). Brancos e nulos são 4%, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%. Neste caso, são excluídos os votos em branco e os nulos e os eleitores indecisos. É o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial do pleito.
Bolsonaro é rejeitado por metade do eleitorado, de acordo com o Ipec. 50% disseram que não votam nele de jeito nenhum, ante 40% em Lula.
A pesquisa também mostra que o governo de Jair Bolsonaro tem 42% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 35% de avaliações positivas (bom ou ótimo). 22% consideram a gestão regular.
Para a nova pesquisa, o instituto entrevistou 2.000 pessoas entre 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um índice de confiança de 95%. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral é BR-02736/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Autor do impeachment de Dilma reforça apoio a Lula no 2º turno contra Bolsonaro
Por CartaCapital
Lula indica foco em comícios no 2º turno e impõe limite a debates na TV
Por CartaCapital
Entre Lula e Bolsonaro, Temer ficará neutro, diz Helder Barbalho
Por Victor Ohana