Política

Investigado por desvio de emendas, deputado do PL é flagrado com maços de dinheiro

A gravação foi realizada no escritório de Josimar Maranhãozinho em São Luiz com autorização do Supremo Tribunal Federal

Maranhãozinho, aliado de Bolsonaro, cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, segundo a PF. Foto: Polícia Federal
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foi flagrado em um vídeo manuseando maços de dinheiro que, de acordo com a Polícia Federal, resultam de um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares.

A gravação, revelada nesta sexta-feira 3 pela revista Crusoé, é de outubro do ano passado e foi realizada no escritório do político em São Luiz com autorização do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da Operação Desacalabro.

Na última quarta-feira 1º, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro municípios do Maranhão, com aval da ministra Rosa Weber, do STF. A apuração mira desvio de verbas de prefeituras ligado a emendas parlamentares.

Os mandados foram cumpridos em Zé Doca, Maranhãozinho, Carutapera e São Luís – em Zé Doca, a prefeita, Josina Cunha, é irmã de Josimar. O caso tramita sob sigilo.

Na Operação Descalabro, a PF apontou que Josimar Maranhãozinho indicou 15 milhões de reais em emendas para fundos de saúde administrados por prefeituras. Estas, por sua vez, teriam firmado contratos fictícios com empresas em nome de laranjas. O destinatário do dinheiro seria o próprio deputado.

“Posteriormente essas empresas efetuaram saques em espécie e o dinheiro era entregue ao deputado, no seu escritório regional parlamentar em São Luís”, diz trecho de relatório da PF sobre a operação.

Em relatório de 4 de novembro de 2020 divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo, a PF afirma que “é possível observar (…) indicativo de cometimento de ilícitos por parte do deputado federal Josimar Cunha Rodrigues (Maranhãozinho), seus funcionários e pessoas sócias de empresas que frequentam o seu escritório”.

“A constatação em vídeo do parlamentar Josimar carregando maços de dinheiro no escritório, somada às conversas degravadas, indica a movimentação de valores à margem do sistema financeiro nacional. Tal constatação causa preocupação e estranheza, especialmente quando o país está às vésperas de uma eleição municipal onde o citado parlamentar aparenta ter grande influência no estado”, diz ainda o documento.

O outro lado

Josimar Maranhãozinho se manifestou na tarde desta sexta 3 pelas redes sociais.

“Nossos adversários usam esse momento para tentar, mais uma vez, nos agredir, sujar nossa imagem, a nossa honra de homem sério, trabalhador. Todo o Maranhão sabe que, quando eu entrei na política, eu já era empresário, já era pecuarista. Agora, postaram imagens adquiridas ilegalmente de um inquérito que é sigiloso, que ainda vamos ver como eles conseguiram essas imagens”, criticou o deputado, na gravação.

“Mas eles já estão desesperados porque nós já estamos provando, desde o ano passado, a origem das nossas propriedades, porque tudo o que nós temos é declarado, inclusive esse dinheiro em espécie, que está no meu escritório, está no meu Imposto de Renda como todo ano eu declaro”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo