Política

Investigação contra Lula no “mensalão” é reaberta

Ministério Público e Polícia Federal voltam a apurar suposta participação de ex-presidente em repasses da Portugal Telecom ao PT

O inquérito foi reaberto após ter seu arquivamento solicitado em 2015
Apoie Siga-nos no

Sem implicar Lula diretamente, a crise do “mensalão” veio à tona há 12 anos e o julgamento do caso foi ao plenário do Supremo Tribunal Federal em 2012, mas a tentativa de atribuir responsabilidade ao ex-presidente no escândalo continua. 

Dois anos depois de pedir o arquivamento da investigação contra o ex-presidente, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal decidem voltar novamente suas atenções ao esquema envolvendo o publicitário Marcos Valério, condenado a 37 anos de prisão, com o objetivo de investigar a suposta participação de Lula em uma negociação entre a Portugal Telecom e o PT.

Nesta quinta-feira 9, o Ministério Público federal e a Polícia Federal reabriram o inquérito para investigar se o ex-presidente participou das tratativas de um suposto repasse de 7 milhões de dólares da empresa para o partido. A apuração foi aberta em 2013, a partir de um depoimento de Valério, mas teve seu arquivamento solicitado pela Procuradoria no Distrito federal em 2015, sob o argumento de que não foi possível rastrear os desembolsos da Portugal Telecom.

Leia Mais:
TRF4 reduz pena imposta por Moro a doleiro da Lava Jato
CUT/Vox Populi: Sentença de Moro impulsiona Lula candidato
Moro aceita denúncia contra Lula no caso do sítio de Atibaia

À época, o juiz responsável pelo caso não concordou com o arquivamento e determinou ao MPF uma nova análise do material. O inquérito foi redistribuído a outro procurador, Ivan Marx, que agora vai tocar a investigação.

Não é a primeira vez que Marx analisa um caso contra Lula. Em julho de 2016, o procurador apresentou uma denúncia contra o ex-presidente, o ex-senador Delcídio Amaral e mais seis acusados por obstrução da Justiça. Por outro lado, ele pediu recentemente o arquivamento da investigação ao não encontrar elementos que corroborassem a denúncia de que Lula teria pedido a criação de uma espécie de gabinete de crise no senado contra Lava Jato, acusação baseada na delação de Delcídio.

O procurador também foi responsável por um parecer no qual não entendeu haver crime comum nas pedaladas da equipe do governo de Dilma Rousseff, argumento utilizado pelos parlamentares para destituir a presidenta eleita.  

Em julho deste ano, Marcos Valério fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal, após ter a ofertada negada pelo Ministério Público. Por envolver políticos com foro privilegiado, a colaboração tem de ser homologada pelo STF, que ainda não referendou o acordo.O conteúdo da delação ainda não veio a público. 

A assessoria de Lula afirma que “não há nada que justifique a reabertura dessa investigação agora. “As acusações de Marcos Valério foram feitas em 2012 e investigadas por 3 anos. Ambos os Ministérios Públicos de Portugal e do Brasil pediram o arquivamento delas por total falta de provas”, diz a nota. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo