Política
Intérprete de libras de Bolsonaro lança pré-candidatura a deputado federal
Profissional que sempre aparece ao lado do presidente em lives anunciou filiação ao Republicanos para concorrer pelo Distrito Federal


Conhecido por sua atuação ao lado de Jair Bolsonaro (PL) em lives e eventos da rotina presidencial, o intérprete de libras Fabiano Guimarães lança sua pré-candidatura a deputado federal pelo Distrito Federal. Guimarães anunciou sua filiação ao Republicanos, partido da base do governo, ao lado dos ministros Tarcísio de Freitas e Damares Alves, que passam a integrar a legenda.
De acordo com comunicado divulgado, o pré-candidato se coloca como conservador, e diz que suas bandeiras serão a “acessibilidade, família, liberdade e educação”. O comunicado ainda cita termos comuns aos candidatos bolsonaristas, como ser contra “qualquer forma de ideologização e sexualização precoce das crianças”, e defesa de princípios conservadores.
O intérprete é evangélico e, segundo currículo divulgado pelo pré-candidato, professor de libras do IFRJ. Desde 2019, está em Brasília pelo cargo de intérprete oficial do presidente.
Nas redes, Guimarães possui mais de 18 mil seguidores no Instagram e já faz publicações em tom de campanha. Na manhã desta segunda, publicou a participação em um evento com a presença de Bolsonaro, citando a “presença massiva de patriotas que demonstraram total apoio” ao presidente.
Guimarães também esteve na festa de aniversário da primeira-dama Michelle Bolsonaro, na semana passada, e publicou uma foto ao lado dela.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Não é esquerda contra direita, é o bem contra o mal’, diz Bolsonaro em ato de pré-campanha
Por CartaCapital
Lula é o candidato predileto entre jovens de 15 aos 24 anos, indica Datafolha
Por CartaCapital