Política

Para internautas, redução de tarifas é avanço insuficiente

Para metade dos leitores, recuo de prefeitos foi importante, mas é necessário agora ampliar as formas de participação democrática

Apoie Siga-nos no

O site de CartaCapital perguntou: “Você considera positivo o resultado das mobilizações que se espalharam pelo País nas últimas semanas?”. Entre os dias 21 e 28 de junho, 6.789 pessoas participaram da enquete. Quase metade deles (48%) respondeu que sim, mas defendeu a ampliação do debate. Mais do que as tarifas reduzidas, os internautas defenderam ser “necessário ampliar as formas de participação democrática para além do sistema tradicional entre eleitos e eleitores”.

Outros 28% disseram que o resultado pode ser considerado satisfatório, pois “em várias cidades os prefeitos se sentiram pressionados e reduziram a tarifa do transporte público”, sendo este o maior resultado concreto dos protestos.

Os que não avaliam o saldo das mobilizações com positivo somaram 24% dos votos. Para estes, a mobilização se descaracterizou quando incorporou demandas diversas, muitas delas genéricas.

A nova enquete já está no ar. Participe!

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar