Política
Para internautas, redução de tarifas é avanço insuficiente
Para metade dos leitores, recuo de prefeitos foi importante, mas é necessário agora ampliar as formas de participação democrática
O site de CartaCapital perguntou: “Você considera positivo o resultado das mobilizações que se espalharam pelo País nas últimas semanas?”. Entre os dias 21 e 28 de junho, 6.789 pessoas participaram da enquete. Quase metade deles (48%) respondeu que sim, mas defendeu a ampliação do debate. Mais do que as tarifas reduzidas, os internautas defenderam ser “necessário ampliar as formas de participação democrática para além do sistema tradicional entre eleitos e eleitores”.
Outros 28% disseram que o resultado pode ser considerado satisfatório, pois “em várias cidades os prefeitos se sentiram pressionados e reduziram a tarifa do transporte público”, sendo este o maior resultado concreto dos protestos.
Os que não avaliam o saldo das mobilizações com positivo somaram 24% dos votos. Para estes, a mobilização se descaracterizou quando incorporou demandas diversas, muitas delas genéricas.
A nova enquete já está no ar. Participe!
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.