Mundo

Intercept Brasil ganha apoio de 26 ONGs e mídias nacionais e internacionais

Eles condenam o que qualificam de ‘campanha de intimidação’ do veículo, que denunciou irregularidades na operação Lava Jato.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O site francês de jornalismo investigativo Mediapart se uniu a 26 organizações internacionais e brasileiras de defesa da liberdade de expressão, em apoio ao site de notícias The Intercept Brasil. Eles condenam o que qualificam de “campanha de intimidação” do veículo, que denunciou irregularidades na operação Lava Jato.

Em um comunicado coletivo divulgado no dia 31 de julho, o grupo afirma que o site brasileiro é alvo de uma onda de ataques e tentativas de desestabilização contra seus representantes. No texto, encabeçado pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), os participantes afirmam que desde 9 de junho, quando as informações sobre as possíveis falhas da Lava Jato foram publicadas pelo The Intercept Brasil, seus integrantes, principalmente seu fundador, Glenn Greenwald, são vítimas de insultos e ameaças de morte.

“Nós, que assinamos esse chamado, consideramos que as tentativas de desestabilizar e atingir a credibilidade do The Intercept Brasil e dos veículos parceiros nessas publicações, independentemente de sua origem, constituem uma grave ameaça para a liberdade de informação. Estas têm por efeito não somente desviar a atenção da opinião pública sobre o conteúdo das revelações, mas reforçam sobretudo o grau de hostilidade do ambiente em que atua a imprensa, em especial os jornalistas investigativos”, escrevem os signatários. Eles lembram que “o Estado brasileiro tem a obrigação de garantir a proteção dos comunicadores”.

O site Mediapart, que faz parte da ação, é conhecido por realizar um trabalho de jornalismo investigativo bastante ativo e respeitado na França. Eles foram responsáveis por várias denúncias envolvendo políticos do país. A mais recente delas foi o escândalo de gastos abusivos de dinheiro público visando o então ministro francês do Meio Ambiente, François de Rugy, que acabou renunciando. Mediapart também foi responsável pela queda de François Fillon, um dos candidatos favoritos da direita para a eleição presidencial francesa,que teve que abandonar a campanha após a revelação de que sua mulher beneficiava de um emprego fantasma.

Confira abaixo a lista de signatários do documento em apoio ao site Intercept:

– Agência Pública de Jornalismo Investigativo
– Amnesty International Brazil
– Article 19 Brasil
– Asociación de la Prensa de Madrid (APM)
– Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
– Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
– Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) de São Paulo
– Committee to Protect Journalists (CPJ)
– Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)
– Federación de las Asociaciones de Periodistas de España (FAPE)
– Freedom House
– Freedom of the Press Foundation
– Global Editors Network (GEN)
– Human Rights Watch
– IFEX
– Index on Censorship
– Instituto Vladimir Herzog
– Interamerican Press Association (IAPA/SIP)
– International Press Institute
– Intervozes
– Mediapart
– Observatório da Imprensa
– PEN International
– Reporters sans frontières (RSF)
– The Guardian
– Witness Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar