Mundo

Inteligência de Israel diz ter participado de operação da PF contra supostos planos terroristas

A Mossad elogiou as forças de segurança brasileiras pela prisão de supostos membros de uma célula do Hezbollah

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A agência de inteligência estrangeira israelense Mossad afirma ter participado da operação deflagrada nesta quarta-feira 8 pela Polícia Federal para interromper “atos preparatórios de terrorismo” no Brasil. Também agradeceu às autoridades brasileiras pela prisão de supostos integrantes de uma célula do grupo libanês Hezbollah.

A Mossad ainda alegou que o Hezbollah trabalha em todo o mundo com o apoio do Irã para atacar alvos israelenses, judeus e ocidentais, e que trabalhará para frustrar esses planos “sempre que necessário”.

Agentes da PF cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão, em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. As duas prisões foram realizadas em São Paulo, uma delas no Aeroporto de Guarulhos.

Segundo a corporação, os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terrorista e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os investigadores ainda não confirmaram os nomes dos presos, mas indicaram que o grupo investigado planejava promover atentados contra sedes de comunidades judaicas no Brasil. As pessoas envolvidas teriam ligação com o Hezbollah.

“A Mossad elogia as forças de segurança brasileiras pela prisão de uma célula terrorista que atua em nome da organização terrorista Hezbollah, com a intenção de realizar ataques contra alvos israelenses e judeus no País”, diz o comunicado da agência, reproduzido pelo jornal Haaretz.

Nesta quarta, durante um evento no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), exaltou a operação deflagrada pela PF.

“Hoje mesmo a Polícia Federal está realizando uma investigação em torno da hipótese de uma rede terrorista buscando se instalar no Brasil. A Polícia Federal está investigando e mostrando que, neste caso, nós só temos um lado: é o lado da lei, dos compromissos internacionais que o Brasil assumiu”, declarou o ministro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo