Mundo

Inteligência de Israel diz ter participado de operação da PF contra supostos planos terroristas

A Mossad elogiou as forças de segurança brasileiras pela prisão de supostos membros de uma célula do Hezbollah

Inteligência de Israel diz ter participado de operação da PF contra supostos planos terroristas
Inteligência de Israel diz ter participado de operação da PF contra supostos planos terroristas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A agência de inteligência estrangeira israelense Mossad afirma ter participado da operação deflagrada nesta quarta-feira 8 pela Polícia Federal para interromper “atos preparatórios de terrorismo” no Brasil. Também agradeceu às autoridades brasileiras pela prisão de supostos integrantes de uma célula do grupo libanês Hezbollah.

A Mossad ainda alegou que o Hezbollah trabalha em todo o mundo com o apoio do Irã para atacar alvos israelenses, judeus e ocidentais, e que trabalhará para frustrar esses planos “sempre que necessário”.

Agentes da PF cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão, em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. As duas prisões foram realizadas em São Paulo, uma delas no Aeroporto de Guarulhos.

Segundo a corporação, os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terrorista e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os investigadores ainda não confirmaram os nomes dos presos, mas indicaram que o grupo investigado planejava promover atentados contra sedes de comunidades judaicas no Brasil. As pessoas envolvidas teriam ligação com o Hezbollah.

“A Mossad elogia as forças de segurança brasileiras pela prisão de uma célula terrorista que atua em nome da organização terrorista Hezbollah, com a intenção de realizar ataques contra alvos israelenses e judeus no País”, diz o comunicado da agência, reproduzido pelo jornal Haaretz.

Nesta quarta, durante um evento no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), exaltou a operação deflagrada pela PF.

“Hoje mesmo a Polícia Federal está realizando uma investigação em torno da hipótese de uma rede terrorista buscando se instalar no Brasil. A Polícia Federal está investigando e mostrando que, neste caso, nós só temos um lado: é o lado da lei, dos compromissos internacionais que o Brasil assumiu”, declarou o ministro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo