Política

Inelegível, Pablo Marçal vai se filiar ao União Brasil

A expectativa é que o influenciador oficialize sua filiação na sexta-feira 6 e ajude a puxar votos para a legenda em São Paulo

Inelegível, Pablo Marçal vai se filiar ao União Brasil
Inelegível, Pablo Marçal vai se filiar ao União Brasil
O empresário Pablo Marçal (PRTB). Foto: Globo/Renato Pizzutto
Apoie Siga-nos no

Mesmo inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o ex-coach Pablo Marçal vai deixar o PRTB e deve se filiar ao União Brasil. O objetivo é, caso a inelegibilidade seja revertida no Tribunal Superior Eleitoral, o influenciador dispute uma vaga de deputado federal ou ao Senado em outubro.

A expectativa é que Marçal oficialize sua filiação na sexta-feira 6 e ajude a puxar votos para a legenda em São Paulo. O ex-coach recebeu mais de 1,7 milhão de votos em 2024, quando disputou pela prefeitura de São Paulo.

O influenciador está inelegível por 8 anos por uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições. Ele foi condenado pelo TRE por um “concurso de cortes” nas redes sociais. A ação pela divulgação de um laudo falso sobre Guilherme Boulos (PSOL-SP) durante a campanha municipal foi suspensa após um acordo com a Justiça.

Na semana passada, apresentador José Luiz Datena e Marçal firmaram um acordo que encerra os processos judiciais relacionados ao episódio da agressão com uma cadeira durante um debate eleitoral realizado em setembro de 2024, na TV Cultura.

As ações tratavam de pedidos de indenização por danos morais apresentados por ambos após o confronto ocorrido quando os dois eram candidatos à Prefeitura da capital paulista. Com o acordo, todos os processos ligados ao episódio foram arquivados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo