Política

Impedido de dar entrevista, Lula vai de ‘Cálice’ a ‘Opinião’ em artigo

Em texto para o jornal “Folha de S. Paulo”, o ex-presidente criticou a decisão da juíza Carolina Lebbos de impedi-lo de falar à mídia

"Podem me prender. Podem tentar me calar. Mas eu não mudo minha fé nos brasileiros"
Apoie Siga-nos no

Em artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira 19, o ex-presidente Lula faz um balanço do País nesses 100 dias em que ficou preso. No texto intitulado “Afaste de mim este cale-se”, verso consagrado da canção de Chico Buarque e Gilberto Gil sobre o silêncio imposto pela ditadura, o petista critica a decisão da juíza Carolina Lebbos, que o impediu de dar entrevistas ou gravar vídeos. 

Leia também:
TSE nega pedido do MBL para declarar Lula inelegível desde já
Vigília pró-Lula completa 100 dias com novo local e mobilização menor

Ao fim do artigo, ele termina com mais uma provável referência musical dos tempos de repressão, em uma aparente adaptação dos versos de “Opinião”, canção-tema do musical homônimo de 1964: “Podem me prender. Podem tentar me calar. Mas eu não vou mudar esta minha fé nos brasileiros”. Na canção original, os versos iniciais são: “Podem me prender, podem me bater / Podem até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião.”

Em 11 de julho, Lebbos negou pedidos de entrevistas e gravação de vídeos do jornal Folha de S.Paulo, do site Uol, da emissora SBT, do site Diário do Centro do Mundo e do fotógrafo Ricardo Stuckert.

Além de afirmar que não é direito de Lula a “liberdade de manifestação”, por seu contato com o mundo exterior não ser “total e absoluto”, ela afirmou que o ex-presidente está atualmente “inelegível” com base na Lei da Ficha Limpa.

O caso ainda não foi, porém, deliberado pela Justiça Eleitoral ou mesmo pelo Supremo Tribunal Federal. Nesta quarta-feira 18, Rosa Weber negou um pedido do Movimento Brasil livre para declarar Lula inelegível desde já. Segundo a ministra, o nome de Lula sequer foi escolhido em convenção partidária.

Sobre a recusa de Carolina Lebbos em autorizá-lo a conceder entrevistas, ele diz: “Parece que não bastou me prender. Querem me calar”. “Aqueles que não querem que eu fale, o que vocês temem que eu diga? O que está acontecendo hoje com o povo? Não querem que eu discuta soluções para este País? Depois de anos me caluniando, não querem que eu tenha o direito de falar em minha defesa.”

“É para isso que vocês, os poderosos sem votos e sem ideias, derrubaram uma presidente eleita, humilharam o país internacionalmente e me prenderam com uma condenação sem provas, em uma sentença que me envia para a prisão por “atos indeterminados”, após quatro anos de investigação contra mim e minha família? Fizeram tudo isso porque têm medo de eu dar entrevistas?”, questiona o ex-presidente.

Lula fez ainda um desafio a seus críticos. “Querem me derrotar? Façam isso de forma limpa, nas urnas.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo