Política

Impeachment de Bolsonaro é apoiado por maioria dos brasileiros

Pesquisa mostra que 55% defendem o afastamento do presidente

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O impeachment do presidente Jair Bolsonaro é aprovado pela maioria da população. É o que mostrou uma pesquisa feita pela consultoria Atlas Político, divulgada nesta quarta-feira 02. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados apoiam o afastamento do presidente.

Já a aprovação de Bolsonaro se mantém estável em 32%, após queda de 5 pontos percentuais entre abril e maio. A rejeição a seu Governo baixou de 58% para 56%, contra 25% de aprovação.

A pesquisa foi feita entre 27 e 30 de junho, em meio a crise no governo causada pelas investigações de aliados e a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Moro e Guedes

A pesquisa também mostrou uma queda na popularidades do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro. Ambos entraram no governo como super-ministros e contavam com a maior aprovação.

O ex-ministro da Justiça, depois de sua popularidade subir (de 54% para 57%) ao desembarcar do Governo, agora experimenta seguidas quedas de aprovação, atingindo o menor patamar (37%) desde o início da série.

Já o ministro da Economia, que diferente de Moro se manteve no governo, viu seu índice de rejeição subir mais de 10 pontos percentuais, de 38% para 49%.

A pesquisa foi feita online e ouviu 2.000 pessoas, com amostra que reflete a população brasileira adulta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo