Política
Imóvel que Tarcísio registrou como domicílio eleitoral em SP era ocupado por sobrinho
O ex-ministro da Infraestrutura transferiu seu título de eleitor para São Paulo em janeiro


O apartamento que o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) registrou como domicílio eleitoral no estado era na verdade ocupado por um sobrinho dele.
É o que mostra uma apuração do portal UOL.
O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) precisou alugar imóvel para justificar sua candidatura no estado. Logo após a locação, entretanto, o apartamento foi emprestado para filho do locatário.
O uso do bem pela família do proprietário, e não pelo político, reforça a hipótese de tentativa de ludibriar a Justiça Eleitoral.
O apartamento, localizado em São José dos Campos, é de propriedade de Maurício Pozzobon, marido da irmã da esposa do ex-ministro.
O cunhado, que também tem passagem pelas Forças Armadas, atualmente cuida da gestão administrativa da campanha de Tarcísio ao Palácio dos Bandeirantes.
Conforme o contrato de locação, o valor mensal de aluguel acertado entre as partes é de 1.185 mil reais.
Ao UOL, a assessoria de Tarcísio se recusou a apresentar documentos sobre a locação, bem como sobre o pagamentos dos aluguéis.
O ex-ministro da Infraestrutura transferiu seu título de eleitor para São Paulo em janeiro.
A impugnação da candidatura de Tarcísio pelo estado foi analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que deferiu o registro da chapa.
Ao ser intimado da decisão da Justiça Eleitoral em março, no endereço cadastrado no título de eleitor, quem recebeu o oficial de Justiça no imóvel foi Fernanda, esposa de Maurício, proprietário do apartamento.
“Compareci e fui recebido pela moradora do imóvel e cunhada de Tarcísio Gomes de Freitas, que recebeu o ofício e se comprometeu a repassá-lo ao sr. Tarcísio. Ela me disse que ele está morando em Brasília-DF, mas que sempre vem para São José dos Campos”, registrou o oficial de promotoria de diligências, em documento assinado por Fernanda.
Apesar de o ex-ministro morar em Brasília, as contas de consumo do apartamento permaneceram altas, segundo a reportagem, o que pode significar haver pessoas morando no local.
A conta de energia, até julho era paga em débito automático da conta bancária de Maurício, conforme afirma o portal.
Tarcísio é natural do Rio de Janeiro e vivia em Brasília até ser escalado por Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao pleito em São Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF investiga mudança de domicílio eleitoral de Tarcísio, candidato de Bolsonaro em SP
Por Marina Verenicz
Ministério Público de São Paulo pede nova investigação sobre domicílio eleitoral de Tarcísio
Por CartaCapital