Política

Ibope: Popularidade de Bolsonaro cai 29 pontos em comparação à pré-posse

Em dezembro, 64% achavam que o governo do militar seria bom ou ótimo; agora esse número é de 35%

Bolsonaro e Lorenzoni (Foto: ABr)
Apoie Siga-nos no

O Ibope divulgou nesta quarta-feira 24 uma pesquisa sobre avaliação do governo Bolsonaro. O levantamento, que foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, trouxe um cenário não muito positivo para o pesselista: a expectativa sobre o sucesso de seu governo caiu 29 pontos percentuais.

  • 35% acham o governo bom ou ótimo
  • 31% regular
  • 27% ruim ou péssimo
  • 7% não sabe ou não respondeu

O levantamento foi feito entre os dias 12 e 15 de abril com 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

 

A última pesquisa encomendada pela CNI foi em dezembro de 2018, semanas antes de Bolsonaro assumir a Presidência. O levantamento trouxe dados sobre o que os brasileiros esperavam da gestão do presidente. Para 64%, o governo do militar seria bom ou ótimo e 14% ruim ou péssimo.

Isso mostra uma queda de 29 pontos percentuais no número de pessoas que mudaram de ideia com o presidente e um aumento de 13 pontos percentuais das que não avaliam positivamente seu governo.

Outras pesquisas

Em março, o Ibope divulgou uma pesquisa (não encomendada pela CNI), sobre a aprovação do presidente que trouxe os seguintes dados: ótimo/bom: 34%; regular: 34%; ruim/péssimo: 24%; não sabe/não respondeu: 8%.

No começo do mês de abril, um levantamento realizado pela XP Investimentos mostrou que a aprovação de Bolsonaro caiu e foi a 35%, ante 40% em fevereiro.

Já segundo a pesquisa CNT/MDA, divulgada em fevereiro, 38,9% aprovavam a estreia do militar na Presidência da República. O índice é o pior da série histórica desde a primeira posse de Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo