Política

Ibope: Lula tem 37%; sem ele, Haddad está atrás de Ciro

No cenário sem o ex-presidente, o ex-prefeito de São Paulo registra 4% das intenções de voto

Ciro tem 9% no cenário sem Lula e Haddad, 4%, segundo a pesquisa Ibope
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira 20 aponta que Lula tem 37% das intenções de voto, mesmo índice medido pelo instituto MDA em levantamento também divulgado nesta data.

Leia também:
‘Sendo Lula candidato, voto nele’, diz líder do partido de vice de Alckmin
CNT/MDA: Bolsonaro, Marina e Alckmin têm rejeição superior à de Lula

O Ibope mediu cenários com Lula e com Fernando Haddad, atual vice de Lula e provável substituto do ex-presidente caso ele não possa concorrer. No cenário sem Lula, o ex-prefeito de São Paulo registra 4% das intenções de voto. O instituto não explicou aos eleitores que Haddad seria o indicado de Lula nesse cenário.

No cenário sem Lula, Ciro tem 9% das intenções de voto. Ele fica atrás de Marina Silva, da Rede, que tem 12%, e Bolsonaro, com 20%. O pedetista supera, porém, Geraldo Alckmin, do PSDB, que registrou 7%.

No cenário com Lula, Bolsonaro é o segundo colocado, com 18%. Ele é seguido por Marina Silva, com 6%, Ciro, com 5%, e Alckmin, também com 5%.

Também nesta segunda-feira 20, o instituto MDA havia apontado números muito semelhantes ao do Ibope. No levantamento, Lula também surgiu com 37%, Bolsonaro também registrou 18%, e Ciro, Alckmin e Marina também se mostraram empatados em terceiro lugar.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo