Política
Ibope: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos e Haddad, 41%
Candidato do PSL tem larga vantagem sobre petista, indica pesquisa


Divulgada nesta segunda-feira 15, a primeira pesquisa do Instituto Ibope sobre o segundo turno da disputa presidencial indica que Jair Bolsonaro, do PSL, tem 59% das intenções de votos válidos, contra 41% de Fernando Haddad, do PT.
Em relação ao eleitorado total, que inclui também brancos e nulos, o ex-militar tem 52%, contra 37% do petista. A porcentagem de eleitores que se dizem indecisos ou não souberam responder é de 2%. Brancos e nulos representam 9% do eleitorado, de acordo com o instituto.
Leia também:
Os 50 tons de Jair Bolsonaro no segundo turno
Datafolha: Bolsonaro tem 58% dos votos válidos, Haddad tem 42%
O Ibope ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Ibope, a rejeição de Haddad é superior à do capitão reformado do Exército: 47% afirmam que não votariam de forma alguma no petista, enquanto 35% recusam votar em Bolsonaro. Entre os que se dizem certos de seus votos, 41% afirmam que votariam com certeza no candidato do PSL, contra 28% que asseguram o voto no petista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.