Política

Ibaneis é eleito governador do Distrito Federal

O candidato do MDB venceu o adversário Rodrigo Rollemberg, do PSB

Ibaneis Rocha vence segundo turno no DF
Apoie Siga-nos no

O candidato do MDB, Ibaneis Rocha, venceu a disputa para o governo do Distrito Federal neste segundo turno. Ibaneis, com 69,79% dos votos válidos, derrotou o adversário Rodrigo Rollemberg, do PSB, que teve 30,21% dos votos. 

O crescimento de Ibaneis nas pesquisas de intenção de voto foi uma surpresa na disputa, que apontava no início para um confronto entre Rollemberg, do PSB, e Eliana Pedrosa, do Pros. Pesquisas do ano passado mostravam que a rejeição do atual governador era superior a 60%.  

Ibaneis foi presidente da OAB do DF entre 2013 e 2015. Com um patrimônio declarado de 94 milhões de reais, o advogado investiu 3,3 milhões de seu próprio bolso só na campanha do primeiro turno, o equivalente a 99% de todo valor que arrecadou. Ele foi um dos candidatos mais ricos a disputar um governo estadual, com 94 milhões de reais em bens declarados. 

O advogado esteve envolvido, durante a campanha, em acusações de uma suposta compra de votos. Assinaram a denúncia membros do PSD, DEM, Novo, PT, PSOL e TRT. Eles afirmam que o candidato prometeu reconstruir casas derrubadas pela Agência de Fiscalização com o próprio dinheiro. Além disso, os concorrentes acusam o emedebista de irregularidades na hora de ingressar no partido.  

Outro ponto destacado no documento foi o uso de verba do candidato na campanha. De acordo com a denúncia, Ibaneis teria extrapolado o limite máximo de gastos, que é de R$ 5,6 milhões. Durante a campanha, ele negou a compra de votos, mas reconheceu que a disputa entre ele e seu adversário foi desigual. 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo