Política

Ibaneis foi avisado sobre risco de sabotagem, diz governadora interina do DF

Apoiadora de Bolsonaro, Celina Leão afirmou que a falta de pronunciamento do ex-capitão incentivou os atos terroristas

Créditos: Reprodução TV Globo
Apoie Siga-nos no

A governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) havia sido alertado sobre possível risco relacionado à nomeação do ex-ministro Anderson Torres para a Secretaria de Segurança.

Em entrevista ao jornal O Globo, Celina disse que a opinião dela sempre foi a de que a nomeação de Torres poderia causar “problemas” para Ibaneis. 

“Talvez a boa-fé do governador o tenha colocado nessa situação, por não acreditar que poderia ser sabotado, mesmo tendo sido alertado por diversas pessoas”, declarou. “Ele quis nomeá-lo, apesar do pedido formal do PT para evitar. Ele [Ibaneis] dizia que Anderson havia sido secretário antes e que não houve problema”.

Celina ainda ressaltou que estranhou a ida de Torres aos Estados Unidos, ainda antes do período destinado às férias do ex-secretário. Antes da viagem, o ex-secretário exonerou funcionários relacionados à inteligência da Secretaria de Segurança do DF, deixando o órgão sem coordenação. 

A governadora atribuiu a responsabilidade dos atos terroristas também ao Exército, por não ter agido para retirar os acampamentos golpistas em frente aos Quartéis Generais. 

“O governo do Distrito Federal tentou retirar o acampamento e foi impedido pelo Exército”, lembrou. “Quando você coloca a Polícia Militar para tirar os manifestantes e o Exército não deixa, há um erro de comando entre as forças”.

Mesmo sendo aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celina apontou que a falta de pronunciamento do ex-capitão incentivou os atos terroristas.

“Se houvesse uma fala firme dele não teríamos o cenário atual”, avaliou. “Por outro lado, o movimento estava tão extremado que, talvez, a preocupação dele era perder os apoiadores se falasse. Nesse cenário, o prejuízo teria sido menor do que o prejuízo que está acontecendo agora”..

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo