Política

Ibaneis admite preocupação com o 7 de Setembro: ‘Há muito medo do que pode acontecer’

Em 2022, segundo o governador do DF, o feriado da Independência ‘foi marcado por uma atuação política, não só uma atuação cívica’

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), admitiu nesta sexta-feira 1º haver um sentimento de “medo” em relação a eventuais manifestações no 7 de Setembro.

Em evento realizado em Washington, nos Estados Unidos, pelo Grupo Lide, Ibaneis mencionou os ataques golpistas de 8 de Janeiro, classificados por ele como “um gravíssimo incidente”. Ele também destacou o fato de muitas manifestações acontecerem em Brasília.

“Semana que vem vamos ter o 7 de Setembro e há uma preocupação para todos sobre o que vai acontecer, porque o 7 de Setembro passado foi marcado por uma atuação política, não só uma atuação cívica”, disse o governador, em referência indireta ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Então, tem-se muito medo do que pode acontecer nesses eventos, e a gente tem de trabalhar de forma muito preparada com as nossas forças.”

Segundo Ibaneis, é necessário “um cuidado muito grande”, com uma integração entre a polícia do DF e as forças de segurança da Câmara, do Senado e do Judiciário, além da Força Nacional.

Na quinta-feira 31, o ministro de Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, enviou um ofício ao governo do Distrito Federal com um alerta sobre a possibilidade de manifestações bolsonaristas durante o 7 de Setembro. A governadora em exercício, Celina Leão (PP), assegurou que as forças do DF estão preparadas.

Após o comunicado de Dino, Leão determinou a criação de um Gabinete de Mobilização Institucional para organizar o esquema de segurança na Praça dos Três Poderes.

Nos últimos anos, Bolsonaro tentou se apropriar dos atos de 7 de Setembro com objetivos políticos.

Em 2021, ele chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “canalha” e afirmou que o comando da Corte deveria enquadrá-lo, sob o risco de “esse Poder sofrer aquilo que não queremos”. No ano passado, Bicentenário da Independência, Bolsonaro foi formalmente acusado de usar o evento para “promoção abusiva e ilícita” de sua candidatura à Presidência. O caso está sob investigação no Tribunal Superior Eleitoral.

O governo Lula informou que o slogan da cerimônia oficial de Independência neste ano será “democracia, soberania e união”.

O desfile deve durar duas horas e terá, entre outras atrações, a passagem das tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além do show da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.

São aguardados 200 convidados na tribuna de honra, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. O governo espera um público de cerca de 30 mil pessoas na capital federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo