Política

Ibama anuncia exoneração de coordenador de licenças para exploração de petróleo

A mudança ocorre dias após Lula criticar publicamente a demora em autorizar a Petrobras a operar na Margem Equatorial; órgão nega pressão política

Ibama anuncia exoneração de coordenador de licenças para exploração de petróleo
Ibama anuncia exoneração de coordenador de licenças para exploração de petróleo
Ouro negro. A Margem Equatorial tem reservas potenciais de 10 bilhões de barris de petróleo e investimentos previstos da ordem de 280 bilhões de reais – Imagem: Cézar Fernandes/Agência Petrobras
Apoie Siga-nos no

O Ibama anunciou, nesta sexta-feira 21, o afastamento temporário do atual coordenador de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás Offshore.

Em nota, o Ibama justificou que o afastamento de Ivan Werneck Sanchez Bassères se deve à sua aprovação em um programa das Nações Unidas, com duração de nove meses. Segundo o órgão, o programa terá início em março e, após esse período, o servidor deverá retornar ao instituto.

A mudança ocorre dias após o presidente Lula (PT) criticar publicamente a demora do órgão ambiental em autorizar a Petrobras a operar na Margem Equatorial.

Em uma de suas declarações sobre o caso, o presidente mencionou uma reunião entre a Casa Civil e o órgão e destacou o ministro Rui Costa para solucionar o impasse. “A gente não vai fazer loucura. Eu não quero estragar um metro de coisas aqui, mas ninguém pode proibir a gente de pesquisar pra saber o tamanho da riqueza que a gente tem”, disse Lula na ocasião.

O Ibama acrescentou ainda que o afastamento do servidor depende de autorização formal do próprio órgão, a ser publicada no Diário Oficial da União, e que sua exoneração do cargo é uma condição para participação no programa.

Leia a íntegra:

“O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que o servidor Ivan Werneck Sanchez Bassères, atual Coordenador de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás Offshore, foi aprovado no Programa ‘United Nations – Nippon Foundation Fellowship’ de 2025, organizado pela Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar da Organização das Nações Unidas. O processo seletivo se deu entre os meses de setembro e novembro de 2024 e o programa terá duração de nove meses, iniciando-se em 26 de março de 2025. Após o término do programa, o servidor deverá retornar ao Ibama.

Seu afastamento ainda depende de autorização do instituto, a ser publicada no Diário Oficial da União, e sua eventual exoneração do cargo em comissão que atualmente ocupa é condição para a sua participação.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo