Política
Hugo Motta diz que o Brasil está no caminho certo e promete ‘equilíbrio’ na Câmara
Eleito a partir de uma aliança da esquerda à extrema-direita, o presidente da Câmara falou em ‘articular pontos de vista’


O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Brasil está no caminho certo e que a Casa terá “equilíbrio, sobriedade e diálogo”. Ele conquistou 444 votos no último sábado 1º e se tornou o sucessor de Arthur Lira (PP-AL).
Em sessão solene no Congresso Nacional para marcar a abertura do trabalho legislativo em 2025, Motta disse que o desafio é formar convergências sobre as pautas mais relevantes, a serem debatidas e decididas no Colégio de Líderes da Câmara.
“Estamos iniciando o ano com a convicção de que o Brasil está no caminho certo. Avançamos muito na direção da estabilidade jurídica e econômica, indispensável ao crescimento sustentável do País”, discursou Motta.
“Esses são os instrumentos que nos farão navegar com segurança as rotas do processo legislativo e entregar o que merece o povo brasileiro. Igualmente o serão a temperança, o equilíbrio, a sobriedade, o diálogo. Esses são guias seguros na política, assim como na vida.”
Eleito a partir de uma ampla aliança, que foi da esquerda à extrema-direita, Motta declarou que a pluralidade de visões e opiniões é salutar na sociedade e no Parlamento. Segundo ele, o Congresso terá de articular diferentes pontos de vista, “por meio de discussões francas”.
“Prometo dedicação integral para estar à altura dessa tarefa. Estou confiante de que, com a colaboração de todos os parlamentares, seremos vitoriosos e entregaremos um bom trabalho para a Nação e para o povo brasileiro”, completou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O afago de Barroso em Alcolumbre após ‘recados’ em eleição no Senado
Por CartaCapital
Em mensagem ao Congresso, Lula reforça o compromisso com equilíbrio fiscal
Por Gabriel Andrade
Pauta da PGR em 2025 será de interesse aos valores democráticos, diz Gonet
Por Wendal Carmo