Política

Hospital que socorreu Bolsonaro não recebeu dinheiro prometido

Valor de emenda parlamentar para hospital foi pedido por Bolsonaro quando ele ainda era deputado, em 2018, e não foi pago até agora

Foto: EBC
Apoie Siga-nos no

O hospital que atendeu Jair Bolsonaro após ele levar uma facada, em 6 de setembro de 2018, ainda não recebeu o valor de R$ 2 milhões destinados a eles por uma emenda parlamentar, assinada quando Bolsonaro ainda era deputado federal. A informação foi revelada pelo portal UOL e confirmada pela assessoria da Santa Casa de Juiz de Fora.

Em nota, o hospital afirmou que “ainda não recebeu nenhuma das emendas impositivas” destinadas a eles por parlamentares em 2018. “Acreditamos que até o fim de 2019 elas cheguem. Baseados em nossas experiências anteriores, os prazos estão dentro do esperado.”

A emenda é relativa ao orçamento de 2019 e tem execução obrigatória por lei – ou seja, o governo deverá pagá-la em algum momento. A liberação dos valores ao longo do ano, no entanto, cabe à administração federal. Jair Bolsonaro declarou na época que nascera novamente após passar pelo hospital público de Juiz de Fora, mas parece ter esquecido de direcionar o valor prometido.

Desde março, de acordo com a ONG Contas Abertas, o Executivo liberou R$ 4,3 bilhões em emendas. Uma boa parte delas foi que foi autorizada no momento em que se precisava do apoio dos deputados para a aprovação da reforma da Previdência na Câmara.

No primeiro turno da votação pela reforma, deputados da oposição chegaram a acusar a prática do governo como “compra de votos”. Na tribuna, o deputado Marcelo Nilo (PSB-BA), protestou: “O governo Bolsonaro faz o ‘toma lá dá cá’ mais descarado do Brasil. É uma denúncia grave. Essa Casa tem de apurar. É inacreditável que um deputado eleito pelo povo receba recursos para votar uma Previdência perversa”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar