Política
Homem entra em bar no Ceará, pergunta ‘quem vota em Lula’ e mata eleitor
Após a resposta, o agressor atingiu a vítima, de 39 anos, com uma facada nas costas; a Polícia Civil investiga o episódio
Na reta final da campanha eleitoral, a violência política fez mais uma vítima, desta vez em Cascavael, no Ceará. Um homem entrou em um bar e matou um cliente que se manifestou a favor de Lula (PT), no sábado 24.
Segundo o jornal O Povo, uma fonte da Segurança Pública estadual revelou que um homem de 59 anos chegou ao estabelecimento e perguntou, em voz alta: “quem é eleitor do Lula aqui?”. A vítima, de 39 anos, respondeu: “eu sou”.
Na sequência, o agressor atingiu o rapaz com uma facada nas costas. A vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Civil do Ceará declarou que, “com base nas informações colhidas no local do crime, a motivação estaria relacionada à discussão política”. Afirmou, ainda, que prosseguem as buscas pelo responsável pelo ataque.
O ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) se manifestou sobre o caso pelas redes sociais.
“Mais um caso inaceitável de violência, fruto da intolerância e do desrespeito à vida. Nosso País não pode aceitar como normal esse discurso de ódio. Nosso país precisa de paz”, escreveu o petista, candidato ao Senado.
Os casos de violência política nesta campanha se acumulam. Na sexta-feira 23, uma jovem de 19 anos foi agredida por um bolsonarista em um bar de Angra dos Reis (RJ) após uma conversa entre amigos envolver críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
No início de setembro, um bolsonarista matou um apoiador de Lula em Mato Grosso após uma discussão política. Rafael de Oliveira, defensor de Bolsonaro, assassinou Benedito Cardoso dos Santos em Confresa, a 1.160 quilômetros de Cuiabá.
Em julho, o policial penal bolsonarista Jorge Guaranho matou a tiros Marcelo Arruda, tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR). O petista comemorava seu aniversário de 50 anos com uma festa temática sobre o partido quando foi alvejado na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
As intenções de voto em Lula e Bolsonaro em São Paulo, Rio e Minas, segundo a Quaest
Por CartaCapital
‘Tira Gomes’: Caetano reforça movimento pelo voto em Lula para decidir eleição no 1º turno
Por CartaCapital
Quaest: Apoio de Lula é fundamental para que Kalil reverta desvantagem contra Zema em MG
Por Getulio Xavier



