CartaCapital
História política de Lula é contada em fotos do Leilão Lula Livre
Todas as imagens foram assinadas pelo ex-presidente na sede da Polícia Federal em Curitiba


Para angariar fundos ao Instituto Lula, o movimento Fotógrafos pela Democracia doou 50 fotos históricas do ex-presidente, que foram leiloadas na noite desta quarta-feira 3. O evento conseguiu arrecadar por volta de 620 mil reais, e ocorreu presencialmente em São Paulo e na Paraíba, além de ter sido transmitido online para todo o País.
As fotos mostram grande parte da trajetória política de Lula. Passam pelas primeiras assembleias do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, pela posse presidencial e, também, por momentos do ex-presidente junto à população – “local onde sempre esteve”, destaca Ricardo Stuckert, fotógrafo que acompanha Lula há 16 anos.
Todas as imagens foram assinadas por ele na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena há quase um ano.
Fotógrafos e apoiadores destacaram a importância de resgatar a imagem de Lula em contraposição a sua prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.