Política

Haddad rejeita possibilidade de privatização dos Correios: ‘Não vejo debate dentro do governo’

A direção dos Correios apresentou em outubro a primeira fase do plano de reestruturação operacional e financeira da empresa

Haddad rejeita possibilidade de privatização dos Correios: ‘Não vejo debate dentro do governo’
Haddad rejeita possibilidade de privatização dos Correios: ‘Não vejo debate dentro do governo’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Diogo Zacarias/MF
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira 26 que não vê como uma possibilidade uma privatização dos Correios, estatal que fechou com um prejuízo de 2,6 bilhões de reais em 2024. Segundo ele, o Tesouro Nacional pode ajudar a estatal a conseguir um financiamento de 20 bilhões de reais para recuperar a capacidade operacional da empresa.

“Não vejo debate dentro do governo sobre privatizar os Correios. Não vejo nenhum ministro propondo isso. Até porque fizemos um levantamento recente sobre a situação dos serviços postais no mundo, é muito difícil o Estado abrir mão desses serviços, até porque parte deles é subsidiada para garantir a universalização”, disse em entrevista à GloboNews.

O ministro apontou que o Tesouro Nacional pode atuar como avalista da tentativa dos Correios de conseguir um financiamento de 20 bilhões de reais, caso a empresa apresente um plano de reestruturação consistente. “Não há como o Tesouro Nacional pensar em algo que não passe por um plano de reestruturação aprovado pelo Tesouro Nacional, que é de quem se pede o aval justamente para conseguir viabilizar financeiramente esse plano”, afirmou.

A direção dos Correios apresentou em outubro a primeira fase do plano de reestruturação operacional e financeira da empresa. A reestruturação acontece menos de um mês após a posse de Emmanoel Rondon como novo presidente da estatal. O economista assumiu o comando dos Correios em meio a uma baixa nos resultados financeiros da companhia, que teve o pior déficit entre as estatais em 2024 e amarga um prejuízo bilionário no primeiro semestre deste ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo