Política

Haddad: “Queremos unir os democratas do Brasil”

Petista fez acenos a Marina, Ciro e Boulos, com quem conversou após ser confirmado no segundo turno

Petista vai ao segundo turno contra Bolsonaro
Apoie Siga-nos no

Após ser confirmado no segundo turno da disputa presidencial, Fernando Haddad, do PT, afirmou que o objetivo de sua campanha agora é “unir os democratas do Brasil”. “A oportunidade do segundo turno, em 2018, que o povo nos deu, é inestimável, e precisamos saber aproveitar com sobriedade e muito senso de responsabilidade”, disse o petista.

Leia também: Bolsonaro e Haddad disputam segundo turno

O presidenciável afirmou que conversou com Marina Silva, da Rede, Ciro Gomes, do PDT, e Guilherme Boulos, do PSOL, após ser confirmado na segunda etapa da eleição. “Eu tenho muito respeito e consideração por todos que participaram até aqui”, afirmou.

“Achamos que há muita coisa em jogo em 2018. É diferente do que aconteceu de 1989 para cá. Participamos de todas as eleições desde então, e asseveramos: essa coloca muita coisa em risco”, disse o petista, antes de dizer que até o pacto da Constituinte de 1988 está em risco. O programa do PT à Presidência prevê a convocação de uma nova Assembleia Constituinte, mas a proposta foi bastante criticada, especialmente por Ciro.

Haddad disse que, no segundo turno, terá “uma única arma: o argumento”. “Nós não portamos armas. Vamos com a força do argumento para defender o brasil e seu povo”, disse o candidato, em clara referência a seu adversário, Jair Bolsonaro, do PSL, que teve 46% dos votos. Haddad registrou pouco mais de 29%.

Haddad terminou celebrando “a democracia e a liberdade”. “São valores que eu cultivo desde sempre. São meus valores familiares inclusive, que infelizmente foram atacados no primeiro turno de forma sorrateira.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo