Política

Haddad descarta aumento para servidores em 2024 e avalia cenário dos próximos anos

O ministro da Fazenda se reuniu com a ministra da Gestão, Esther Dweck, que busca negociar os reajustes

Foto: Adalberto Marques/MGI
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), negou nesta quarta-feira 10 a possibilidade de o governo conceder reajuste salarial a servidores públicos ainda neste ano. 

A justificativa do ministro é que em 2024 “o Orçamento está fechado”. Ele afirmou, porém, que a equipe econômica avalia o cenário dos próximos anos. 

A pedido da ministra da Gestão, Esther Dweck, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) se reuniu nesta quarta a fim de discutir o espaço para reajustes aos servidores até 2028.

A JEO é uma instância do governo formada pelos ministros da Fazenda, do Planejamento, da Gestão e da Casa Civil.

Na ocasião, Dweck apresentou à Junta os cenários para atender o funcionalismo público. 

“Fiquei de voltar aqui para a Fazenda para fazer as contas e dar uma devolutiva para ela [Dweck]”, adiantou Haddad. “Tem três cenários que ela nos apresentou, e vai mandar para a gente a memória de cálculo para nós trabalharmos e devolvermos para a Casa Civil ainda hoje.”

Além da Fazenda, o Ministério do Planejamento, sob o comando de Simone Tebet (MDB), deve se debruçar sobre as possibilidades.

Também nesta quarta ocorre a reunião da Mesa Nacional de Neagociação Permanente (MNNP), o principal fórum de encontro entre governo e funcionalismo, para debater as propostas de reajuste dos benefícios e da recomposição salarial em 2024.

O encontro foi antecipado pelo governo federal após greves deflagradas por categorias e a expectativa é que, diante de reajuste zero sobre salários, seja possível negociar o aumento de benefícios. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo