Economia

Haddad admite preocupação com atividade econômica e pede cautela ao Banco Central

Ainda assim, o ministro da Fazenda mantém a expectativa de que o Brasil crescerá cerca de 3% em 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira 20 que a atividade econômica no terceiro trimestre preocupa e reforça a necessidade, por parte do Banco Central, de controlar os juros, para não haver impacto no crescimento do País. 

Segundo ele, a pasta tem mantido diálogo constante com o BC sobre o assunto.

“Estamos preocupados com o nível de atividade, sobretudo no terceiro trimestre, sabendo que a inflação está convergindo para a meta no tempo, como no mundo inteiro”, declarou o petista, em entrevista a jornalistas. “Venho falando deste o primeiro trimestre. Eu já dizia naquela época: nós estamos com desaceleração forte [no PIB].”

Ainda assim, o ministro mantém a expectativa de que o Brasil crescerá cerca de 3% em 2023. 

Haddad também elogiou os diretores do Banco Central que defenderam um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros em agosto, a primeira de duas reduções aplicadas pelo Comitê de Política Monetária da instituição.

“As pessoas que à época criticaram o BC pelo corte de meio (ponto percentual) hoje têm que rever sua posição, porque, de fato, o meio ali era o último momento que nós tínhamos para começar o ciclo de cortes”, disse o ministro. “Temos que ter cautela e tomar as melhores decisões para conciliar esses fatores, em busca de bons resultados de crescimento e de inflação.”

Questionado sobre a tramitação da reforma tributária no Senado, Haddad afirmou aguardar o texto do relator, Eduardo Braga (MDB-AM), e declarou que deseja analisar o impacto para cada exceção proposta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo