Política

Guedes diz que ‘excessos’ da classe média podem alimentar ‘mendigos e desamparados’

O ministro da Economia elogiou os pratos dos ‘cidadãos de classe média europeus’, que são ‘relativamente pequenos’

O ministro da Economia Paulo Guedes. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Partidos e políticos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro reagiram com revolta, nesta quinta-feira 17, a uma declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o desperdício de comida no Brasil.

Pela manhã, durante o 1º Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados, o economista afirmou que o prato de um cidadão de classe média da Europa, “que já enfrentou duas guerras mundiais”, seria “relativamente pequeno”.

“E os nossos, aqui, fazemos almoços onde (sic) às vezes há uma sobra enorme. E isso vai até o final, que é a refeição da classe média alta. Até lá, há excessos”, prosseguiu.

“Como utilizar esses excessos que estão em restaurantes e esse encadeamento com as políticas sociais, isso tem que ser feito. Toda aquela alimentação que não for utilizada durante aquele dia no restaurante, aquilo dá para alimentar pessoas fragilizadas, mendigos, desamparados. É muito melhor do que deixar estragar essa comida toda”.

Guedes ainda declarou que o governo tem de “fazer políticas sociais que permitam que os mais frágeis e vulneráveis sejam incorporados à cadeia produtiva ou amparados socialmente, os que não puderem ser integrados”.

Assista à declaração de Guedes (a partir de 1:34:10):

As alegações geraram revolta em setores da oposição. Confira algumas das reações:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar