Mundo

Trump suspende a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de mais 74 países

Em tese, a interrupção não se aplica a vistos de turismo e de negócios

Trump suspende a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de mais 74 países
Trump suspende a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e de mais 74 países
O presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: SAUL LOEB / AFP
Apoie Siga-nos no

O Departamento de Estado norte-americano, comandado por Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira 14 que suspenderá a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países. Segundo a emissora Fox News, o Brasil está na relação. Em tese, portanto, a interrupção não se aplica a vistos de turismo e de negócios, por exemplo.

Ao divulgar a medida, a pasta afirmou mirar países “cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”. Disse também que a decisão valerá até que os Estados Unidos possam garantir que “novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano”.

A mensagem, publicada no X, cita como exemplos de países afetados Somália, Haiti, Irã e Eritreia. “Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada”, alegou o Departamento de Estado.

Mais cedo, a Fox News havia informado que o governo de Donald Trump suspenderia a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, sem especificar que a decisão se limitaria a imigrantes.

Além do Brasil, a lista de países atingidos divulgada pela emissora tem a Rússia, o Irã, o Iraque, o Iêmen, a Nigéria, a Tailândia e o Egito. O canal também não publicou a relação completa.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade consolidada para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um ônus para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, afirmou o porta-voz da pasta, Tommy Piggott, em comunicado replicado pela Fox.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo