Política

Governo tenta convencer Lira a adiar votação do PL do Marco Temporal

A Câmara já aprovou um requerimento de urgência para a matéria, que dificulta a demarcação de terras indígenas

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O governo Lula entrou em campo nesta terça-feira 30 para tentar adiar a votação do projeto de lei do Marco Temporal na Câmara dos Deputados, marcada para a sessão desta noite.

A Casa aprovou na semana passada um requerimento de urgência para a matéria, que dificulta a demarcação de terras indígenas. Foram 324 votos a favor, 131 contra e uma abstenção. Assim, o PL pode ir diretamente à análise do plenário, sem passar por comissões.

“Estamos trabalhando para não ir para a pauta. Se for, vamos encaminhar o voto não”, disse nesta terça o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

O petista reforçou manter um diálogo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a fim de construir um acordo para que o tema não entre em pauta. “Isso ainda está em pendência”, declarou.

Conforme o plano original de Lira, o PL do Marco Temporal é o primeiro item previsto para a sessão desta terça.

“O [Jorge] Messias [advogado-geral da União] está trabalhando, o ideal é não votarmos a matéria”, acrescentou Guimarães. “A matéria é sensível, divide a Câmara, é o primeiro item da pauta. Vamos buscar um acordo para buscar uma solução negociada.”

O projeto, conforme o substitutivo do deputado Arthur Maia (União-BA), restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da atual Constituição Federal.

Segundo a redação, para serem consideradas terras ocupadas tradicionalmente, será necessário comprovar que, na data de promulgação da Constituição, elas eram, ao mesmo tempo, habitadas em caráter permanente, usadas para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reprodução física e cultural.

Em São Paulo, indígenas guaranis bloquearam na manhã desta terça a Rodovia dos Bandeirantes, em protesto contra a votação do Marco Temporal. Cerca de 100 manifestantes se deslocaram da Terra Indígena do Jaraguá até a via com faixas contra o PL 490/2007, escudos improvisados e material inflamável.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo