Política

Governo suspende publicidade no X após ataques de Elon Musk

Dono da rede social está em uma campanha contra o ministro Alexandre de Moraes e tem questionado a Justiça brasileira

Foto: Alain Jocard/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo decidiu suspender as campanhas de publicidade que estavam sendo veiculadas no X (antigo Twitter), rede social de Elon Musk.

A medida acontece após o bilionário dono da plataforma disparar uma série de ofensas contra Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e sugerir que poderia descumprir ordens judiciais brasileiras.

Com isso, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República afirmou que não há previsão de novas campanhas na plataforma. As informações são da Globo News.

Até o momento, o governo já investiu R$ 5,4 milhões em publicidade no X, de acordo com dados do Portal da Transparência. Somente entre 2023 e 2024, foram R$ 654.152,85.

Desde o último sábado Musk publicou uma série de mensagens questionando, sem provas, o processo eleitoral e a Justiça brasileira.

Musk se referiu a Moraes como um “ditador brutal”, após ser alvo de uma decisão do ministro contra perfis na plataforma.

Em reação, no domingo 7, o STF determinou a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais, a mirar grupos que atentam contra a democracia.

O caso tem a ver com o inquérito das Milícias Digitais, no qual um dos resultados práticos é o bloqueio de contas na plataforma. Perfis de bolsonaristas como Luciano Hang, Daniel Silveira e Allan dos Santos, por exemplo, estão bloqueados no X.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo