Política

Governo suspende nomeação de novo presidente da Fundação Palmares

Decisão segue determinação da Justiça. Bolsonaro afirmou que Sérgio Camargo, que nega a existência de racismo, é ‘excelente’

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro suspendeu, nesta quinta-feira 12, a indicação de Sérgio Nascimento de Camargo para a Fundação Palmares. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a suspensão surge para cumprir com a decisão da Justiça. Ainda há, assim, há a possibilidade de Sérgio continuar como o candidato escolhido.

A nomeação de Camargo, que é jornalista, foi suspensa no início do mês de dezembro após o juiz Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará, acatar ação popular contra a indicação. A Advocacia-Geral da União entrou com recurso.

Bolsonaro, apesar de suspender a indicação, disse achar o candidato “excelente” para o cargo. “Não tem essa história de branco e negro. Somos iguais e ponto final”, falou o presidente.

Militante de direita, Camargo se define “contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”. Em suas redes sociais, ele nega a existência de racismo, motivo pelo qual condena datas como a da Consciência Negra e, também, a importância do nome de Zumbi dos Palmares para a história brasileira.

Vinculada ao Ministério da Cultura, a Fundação Cultural Palmares tem como missão reforçar a cidadania, a identidade e a memória dos segmentos étnicos dos grupos formadores da sociedade brasileira, além de fomentar o direito de acesso à cultura e à indispensável ação do Estado na preservação das manifestações afro-brasileiras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo