Política
Governo retira Correios, EBC, Ceitec e mais quatro estatais da lista de privatizações
Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial de União desta quinta-feira (6)


Por meio de edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada nesta quinta-feira (6), o governo retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Todas as empresas foram inseridas nos dois programas pelo governo Bolsonaro. Agora, foram excluídas do PND a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF), Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Já do PPI foram retirados armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras).
Em seu primeiro dia de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia assinado um despacho que incluía a revogação de processos de privatização em andamento de oito estatais, entre elas Correios, Petrobras e EBC. E na quarta-feira (5), o Conselho de Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI) havia recomendado a exclusão da Telebras e dos Correios do Programa Nacional de Desestatização.
Durante café com jornalistas na manhã de quinta, Lula disse que o capital estrangeiro será “muito bem recebido no Brasil para fazer novos investimentos e para abrir novos negócios, mas não para comprar nossas empresas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministros autorizam excluir Correios e Telebras do programa de privatizações
Por CartaCapital
Eletrobras tem prejuízo de R$ 479 milhões em trimestre posterior a privatização
Por Victor Ohana