Política

Governo remove diplomatas e funcionários de chancelaria da Venezuela

Em decisão publicada no Diário Oficial da União, Ministério das Relações Exteriores listou quatro diplomatas e 11 funcionários

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Jair Bolsonaro removeu quatro diplomatas e 11 funcionários da chancelaria da Venezuela. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira 5, pelo Ministério das Relações Exteriores, chefiado por Ernesto Araújo.

Do quadro de diplomatas, foram removidos a ministra de primeira classe do consulado do Brasil em Caracas, Elza Moreira Marcelino de Castro e os conselheiros Carlos Leopoldo Gonçalves de Oliveira, Rodolfo Braga e Francisco Chaves do Nascimento Filho – este último era membro do consulado do Brasil em Ciudad Guayana.

Seis funcionários removidos eram do consulado em Caracas: os assistentes de chancelaria Ana Maria Frazão Gomes, Leila Faria Santos, Vanderli Pereira da Silva e Jucielmo Abreu Pereira, além da agente administrativa Edeilde Pereira Guimarães e da administradora Maria Lídia Machado de Freitas.

Outros dois eram assistentes de chancelaria do vice-consulado de Santa Elena do Uairen: Ewerton Luiz Silva de Oliveira e Manoel Moreira da Silva.

Do consulado de Ciudad Guayana, foram listados o assistente de chancelaria Leopoldo Soares Campos e o agente administrativo Antonio Alvez Bezerra. O oficial Hélio de Araújo Lobo, do vice-consulado brasileiro em Puerto Ayacucho, também foram removidos.

CartaCapital pediu esclarecimento ao Ministério das Relações Exteriores sobre as remoções, mas ainda não recebeu posicionamento.

As relações entre Brasil e Venezuela têm ficado azedas desde a entrada de Michel Temer no comando do Palácio do Planalto. Na época, o então presidente incentivou a suspensão da Venezuela do Mercosul. Em resposta, o presidente Nicolás Maduro expulsou o embaixador brasileiro, Rui Pereira.

Em 2019, o governo Bolsonaro concedeu ao deputado venezuelano Juan Guaidó o reconhecimento como presidente interino do país vizinho. Em 14 de fevereiro deste ano, Maduro acusou Bolsonaro de buscar um conflito armado com a Venezuela.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo